This is an old revision of the document!
CodeLite é uma IDE voltada para programação em linguagem C++ no Linux. É de fácil uso e possibilita a utilização do Debugger para a verificação de erros no código.
Para sua utilização é necessário tem instalado um compilador de c++ e uma versão do cmake superior a 3.5. Caso não tiver, digite no terminal:
sudo apt-get install g++ cmake
A versão instalada do cmake pode ser verificada da seguinte maneira:
cmake --version
Caso a versão seja inferior a 3.5 é necessário fazer o upgrade. Assim, faça o download do arquivo da última versão do cmake para Linux .tar.gz no site http://cmake.org/download/ (exemplo: cmake-3.12.0-Linux-x86_64.tar.gz).
Extraia os arquivos:
tar -xvf cmake-3.12.0-Linux-x86_64.tar.gz
Pelo terminal, acesse a pasta onde o cmake foi extraído e digite os seguintes comandos:
sudo ./configure sudo make sudo make install
Uma vez atualizado o cmake, prossegue-se com a instalação do CodeLite:
sudo apt-get install codelite
Com o CodeLite instalado, resta configurar o cmake para realizar as compilações. Cria-se uma pasta onde o projeto será armazenado:
mkdir program cd program
Por se tratar de uma IDE, é comum criar uma pasta separada para guardar os arquivos de código fonte (.cpp) que serão compilados, assim dentro da pasta program cria-se a pasta src com os arquivos .cpp (como exemplo, apenas o Main.cpp será criado, porém conforme for preciso é possível adicionar mais arquivos pelo próprio CodeLite):
mkdir src touch src/Main.cpp
Dentro da pasta program, crie um arquivo CMakeLists.txt e com um editor de texto (ex: emacs) digite os comandos dentro do arquivo:
cmake_minimum_required (VERSION 3.5) project (program) set (CMAKE_CXX_FLAGS "${CMAKE_CXX_FLAGS} -Wall -Werror -std=c++14") set (source_dir "${PROJECT_SOURCE_DIR}/src/") file (GLOB source_files "${source_dir}/*.cpp") add_executable (program ${source_files})
Salve o arquivo e feche-o. Em seguida, para montar o projeto dentro do CodeLite, na pasta program crie um arquivo build.sh e adicione as seguintes linhas:
#!/bin/sh cmake -G "CodeLite - Unix Makefiles" -DCMAKE_BUILD_TYPE=Debug
Salve e feche o arquivo. Para que o script seja executável, digite no terminal:
chmod +x build.sh
Execute o arquivo build.sh
./build.sh
Caso não aparecer erros, o CodeLite estará configurado e pronto para ser usado. Para abri-lo basta digitar codelite program.workspace:
codelite program.workspace