CodeLite é uma IDE voltada para programação em linguagem C++ no Linux. É de fácil uso e possibilita a utilização do Debugger para a verificação de erros no código.
Para sua utilização é necessário ter instalado um compilador de c++ e uma versão do cmake superior a 3.5. Caso não tiver, digite no terminal:
sudo apt-get install g++ cmake
A versão instalada do cmake pode ser verificada da seguinte maneira:
cmake --version
Caso a versão seja inferior a 3.5 é necessário fazer o upgrade. Assim, faça o download do arquivo da última versão do cmake para Linux .tar.gz no site http://cmake.org/download/ (exemplo: cmake-3.12.0-Linux-x86_64.tar.gz).
Extraia os arquivos:
tar -xvf cmake-3.12.0-Linux-x86_64.tar.gz
Pelo terminal, acesse a pasta onde o cmake foi extraído e digite os seguintes comandos:
sudo ./configure sudo make sudo make install
Uma vez atualizado o cmake, prossegue-se com a instalação do CodeLite:
sudo apt-get install codelite
Com o CodeLite instalado, resta configurar o cmake para realizar as compilações. Cria-se uma pasta onde o projeto será armazenado:
mkdir program cd program
Por se tratar de uma IDE, é comum criar uma pasta separada para guardar os arquivos de código fonte (.cpp) que serão compilados, assim dentro da pasta program cria-se a pasta src com os arquivos .cpp (como exemplo, apenas o Main.cpp será criado, porém conforme for preciso é possível adicionar mais arquivos pelo próprio CodeLite):
mkdir src touch src/Main.cpp
Dentro da pasta program, crie um arquivo CMakeLists.txt e com um editor de texto (ex: emacs) digite os comandos dentro do arquivo:
cmake_minimum_required (VERSION 3.5) project (program) set (CMAKE_CXX_FLAGS "${CMAKE_CXX_FLAGS} -Wall -Werror -std=c++14") set (source_dir "${PROJECT_SOURCE_DIR}/src/") file (GLOB source_files "${source_dir}/*.cpp") add_executable (program ${source_files})
Salve o arquivo e feche-o. Em seguida, para montar o projeto dentro do CodeLite, na pasta program crie um arquivo build.sh e adicione as seguintes linhas:
#!/bin/sh cmake -G "CodeLite - Unix Makefiles" -DCMAKE_BUILD_TYPE=Debug
Salve e feche o arquivo. Para que o script seja executável, digite no terminal:
chmod +x build.sh
Execute o arquivo build.sh
./build.sh
Caso não aparecer erros, o CodeLite estará configurado e pronto para ser usado. Para abri-lo basta digitar codelite program.workspace:
codelite program.workspace
Com ele aberto, para compilar o código basta ir na aba Build e clicar em Build Project (F7) e para executar o programa, no terminal execute o arquivo .exe:
./program
Caso preferir, é possível que o programa seja executado em um terminal interno do próprio CodeLite. Para isso, na aba Settings clique em Preferences e na aba Terminal, marque a opção Use CodeLite built in terminal emulator. Feito isso, toda vez que desejar executar o programa, basta ir na aba Build e clicar em Run (Ctrl+F5) .
Esse processo não garante que a versão mais atual do CodeLite seja instalada (12.0.0). É possível checar a versão instalada na aba Help/About, se houver a necessidade de atualiza-la, faça o seguinte: Abra o terminal e acesse a pasta do projeto (ex: ~/program). Digite o seguinte comando no terminal:
sudo apt-key adv –fetch-keys http://repos.codelite.org/CodeLite.asc
O próximo passo necessita saber a versão instalada do Linux (ex: Ubuntu Sarah 18). Para verifica-la digite:
lsb_release -a
A depender da versão do Linux, substitua o campo texto (entre aspas) no comando abaixo por uma das opções disponíveis:
sudo apt-add-repository 'texto'
Opções disponíveis:
debian stretch -> deb https://repos.codelite.org/debian/ stretch devel ubuntu xenial -> deb https://repos.codelite.org/debian/ xenial universe ubuntu artful -> deb https://repos.codelite.org/debian/ artful universe ubuntu bionic -> deb https://repos.codelite.org/debian/ bionic universe
Como exemplo, supondo que a versão instalada do Linux é o Ubuntu Sarah 18, a opção referente ao Ubuntu Xenial (mais antiga que o Sarah) deve funcionar sem problemas. Assim, o comando fica da seguinte forma:
sudo apt-add-repository 'deb https://repos.codelite.org/ubuntu/ xenial universe'
A seguir, deve-se atualizar os repositórios:
sudo apt-get update
Finalmente, é possível instalar a versão atualizada do CodeLite:
sudo apt-get install codelite wxcrafter